ENSAIOS EM CABOS DE AÇO
Os ensaios em cabos de aço são classificados em destrutivos e não destrutivos. Em geral, os ensaios destrutivos são realizados em laboratório, onde o corpo de prova é conectado entre os pinos da máquina de tração. Aplica-se força de tração na amostra até seu colapso ou ruptura. Os valores alcançados são medidos pela célula de carga e um gráfico que é plotado pelo software.
Há também a possibilidade de se realizar um ensaio destrutivo de fadiga, onde uma máquina especial traciona o cabo sobre polias e sob uma determinada força de tração, simulando o trabalho em um guindaste, e ao final do ensaio, o cabo se rompe, apresentando o resultado da sua vida útil sob determinadas variáveis de entrada.
Quantos aos ensaios em cabos de aço não destrutivos, temos o “proof load test” e que consiste, em geral, na aplicação de uma força equivalente á 40% da carga mínima de ruptura efetiva do cabo de aço por um dado período. Se o cabo suportar este esforço sem qualquer tipo de dano, o mesmo encontra-se aprovado para ser colocado ou mantido em serviço. O mesmo ensaio é realizado para lingas de cabos de aço com ou sem acessórios.
Temos ainda o ensaio não destrutivo chamado inspeção electromagnética em cabos de aço, onde um equipamento especial aplica um campo magnético no cabo de aço e após a sua passagem pelo cabo de aço, armazena informações relativas a arames rompidos, redução de área metálica, amassamentos e corrosão.
SEGMENTOS DE UTILIZAÇÃO
Os ensaios em cabos de aço foram planejados no intuito de atender muitas necessidades específicas de alguns segmentos industriais, como por exemplo:
- Construção Civil
- Telecomunicações
- Automotivo
- Naval
- Siderúrgico
- Mineração
- Offshore
Devido a isso, esse procedimento é fundamental nos setores mencionados e deve ser realizado com o maior rigor possível, avaliando a integridade do aço e antecipando o risco de falha de acidentes ocasionados por desgaste ou mal uso.
Os especialistas recomendam que os ensaios em cabos de aço sejam feitos obedecendo rigorosamente todas as regras e as normas de organizações renomadas e, dessa maneira, todos os produtos testados e aprovados serão certificados e mantidos em uso por mais um período.
0 comentários