QUAIS OS PONTOS DETECTADOS PELA INSPEÇÃO ELETROMAGNÉTICA EM CABOS DE AÇO?
A inspeção eletromagnética em cabos de aço resume-se na passagem do cabo por meio de um equipamento com imãs permanentes, que o magnetiza com um forte campo para saturar o cabo. Todas as descontinuidades no cabo são detectadas pelos sensores “hall” dentre as distorções presentes nas linhas de fluxo magnético. As variações no fluxo apontam os defeitos localizados, o termo “LF-Localized fault” representa fios rompidos entre outros problemas. A detecção do percentual de perdas de seção metálica (%LMA – Loss of metallic cross sectional area) ocorre pelo fluxo magnético longitudinal a uma seção do cabo. Na inspeção eletromagnética em cabos de aço os sensores “Hall” absorvem e agrupam todas as alterações de sinal digitalmente que são descarregados em processadores de dados e traduzidos na forma de gráficos.
O ensaio de inspeção eletromagnética em cabos de aço é padronizada pela ABNT NBR 16073 e pela ASTM E1571, termo que representa “Standard Practice for Electromagnetic Examination of Ferromagnetic Steel Wire Rope”, que por meio do efeito Hall permite medir quantitativamente as perdas de seção ao longo do cabo (LMA) e os defeitos:
- Redução local do diâmetro do cabo (perna afundada)
- Corrosão e desgastes (interno e externo)
- Rompimento de arames (topo e vale)
- Achatamento
- Rompimento de arame na alma
- Expansão local do diâmetro do cabo ocasionado pela distorção da alma
- Perna interna saltada
VARIAÇÕES DE INSPEÇÕES
Em uma inspeção tradicional é possível realizar a medição externa com amostragem limitada e o visual externo. Já com a inspeção eletromagnética, o cliente terá inúmeras vantagens, entre elas:
- A observação e análise da vida útil do cabo
- A sensibilidade de 01 fio rompido
- 100% da perda de área metálica em comprimento do cabo
- Detecção de rupturas nos arames
0 comentários