Inspeção visual em cabos de aço
A inspeção visual em cabos de aço é uma atividade necessária e obrigatória para se reduzir o risco de falhas e possíveis acidentes. Cabos de aço de diversas construções (convencionais ou especiais), tipos de torção (regular ou lang), compactados ou de arames redondos, com ou sem inserção plástica, polidos ou galvanizados, todos produzidos em conformidade com a NBR ISO 2408 são submetidos aos mais variados tipos de carregamento e passam centenas e milhares de vezes por polias, tambores e moitões, culminando com seu desgaste interno e externo, sendo um processo natural inerente ao uso. A inspeção visual em cabos de aço aplica-se aos mais distintos tipos de operação tal como guindastes portuários, guindastes móveis sob pneus, pontes rolantes em quaisquer aplicações industriais, máquinas de fundação entre outras.
A inspeção deverá ser realizada por profissional qualificado em conformidade com a norma técnica ABNT NBR ISO 4309, com a finalidade de se detectar alguns tipos de danos ou desgastes de maneira prévia, possibilitando ao contratante ter ciência da necessidade de manutenção em alguma parte do equipamento (á depender do tipo de dano) ou a substituição do produto ao atingir o fim da sua vida útil. Alguns tipos de danos são mais comumente encontrados nas inspeções.
- Destorções
- Desequilíbrios nos componentes
- Amassamentos
- Danos causados por temperatura
- Arames rompidos acima do permitido
- Redução de diâmetro acima da tolerância
- Corrosão
- Desgastes abrasivos em excesso
As informações da inspeção visual em cabos de aço são coletadas e inseridas em tempo real em nossa ferramenta hospedada na nuvem através de tablets ou smarthphones, o que garantirá maior confiabilidade e agilidade na geração do relatório final de inspeção. De posse do relatório, o usuário poderá tomar a melhor decisão á respeito da manutenção do cabo de aço em serviço ou posterior substituição do mesmo.
Entre em contato para mais informações sobre os diversos tipos de inspeções que oferecemos e/ou para solicitar uma visita técnica.
0 comentários