Treinamentos
Treinamentos em amarração e elevação de cargas podem ser realizados nas dependências do cliente “In Company” e também organizados de maneira independente em qualquer cidade do território nacional.
Preencha para receber datas dos próximos treinamentos
Elevação de cargas do gancho do guindaste para baixo
Objetivo do Treinamento : apresentar o conteúdo das normas técnicas da ABNT e Normas regulamentadoras do MTE para a correta especificação, operação e inspeção de cintas têxteis (NBR 17.883-1 e NBR 17.883-2), lingas de cabos de aço (NBR 13.541-1), correntes e seus acessórios (NBR ISO 15.516-1 e NBR 15.516-2). O treinamento aborda tipos construtivos, identificação e rastreabilidade, carga de trabalho, fator de segurança, carga de ruptura, formas de uso e suas características, ângulos de inclinação, centro de gravidade, pontos de fixação na carga, cuidados no manuseio e armazenamento, proteções para cantos vivos, vantagens e desvantagens de cada equipamento, além de outros temas relevantes.
Carga horária: 08 horas c/ emissão de certificados de participação individual.
Inspeção e manutenção de cabos de aço em pontes rolantes e guindastes
Objetivo: Transmitir o conhecimento das especificações de cabos de aço convencionais (6×7, 6×19, 6×25, 6×36, 6×41, 19×7), cabos de aço especiais compactados (8×26, 8×31, 8×36, 10×26, 35×7) tabelas de cargas de ruptura em conformidade com a norma NBR ISO 2408, abordando tipos de terminais (olhais dobrados ou trançados com sapatilho, tipos de soquetes e soquetagens, end stops), limite de carga de trabalho e carga de ruptura mínima efetiva, identificação, controle dimensional e conferência desde o recebimento (anotações do certificado), interação com tambores e polias (ângulos de desvio e tolerâncias dimensionais), as boas práticas de manutenção e uso seguro (lubrificação eficiente e sua influência na performance), assim como as práticas atualizadas de inspeções diárias e periódicas em conformidade com a NBR ISO 4309 com a identificação dos pontos críticos nos sistemas de enrolamento, nos tambores e canais de polias.
Carga horária: 08 horas c/ emissão de certificado de participação individual.
Amarrando a carga com segurança e em conformidade com a Norma ABNT e a resolução 552.
Objetivo do treinamento: Atualizar e transmitir conhecimento aos usuários de sistemas de Treinamentos de elevação e amarração de cargas abordando as normas ABNT NBR 15.883-1- Cálculo de Tensões, NBR 15.883-2 Amarração com cintas têxteis e catracas, EN 12.185-3 Amarração com correntes grau 8/grau 10 e seus tensionadores, assim como o conteúdo completo da resolução 552/15 e suas atualizações importantes para a manutenção da segurança da carga, dos motoristas, ajudantes e demais usuários das vias públicas. Permite aos participantes compreender e aplicar esses conhecimentos à legislação vigente, evitando infrações, incidentes, avarias e acidentes. O usuário será capaz de definir o tipo de amarração mais adequado à carga (vertical, direta e diagonal), conhecerá e saberá especificar os equipamentos de amarração, suas terminações, a rastreabilidade/identificação de cada peça além dos pontos de amarração no veículo de transporte em conformidade com a resolução 552/15. Há um foco especial nas técnicas de inspeções periódicas para cada tipo de equipamento (cintas e correntes) em conformidade com as normas técnicas.
Carga horária: 08 horas c/ emissão de certificado de participação individual.
Dúvidas frequentes
Quais são os pontos trabalhados nos treinamentos?
Os treinamentos em amarração e elevação de cargas são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada empresa,visando sanar as principais dúvidas referentes ao assunto, e abordar o conteúdo técnico de amarração, elevação e transporte de cargas.
Mesmo com possibilidade de alteração, um treinamento de elevação de cargas, por exemplo, no geral, apresenta uma estrutura que busca explicitar temas como:
- Apresentação dos equipamentos;
- Identificação e conteúdo das normas ABNT;
- Termos e definições normativos;
- Especificação dos equipamentos (cintas têxteis, cabos de aço, correntes e acessórios);
- Tipos construtivos, acessórios e tolerâncias dimensionais;
- Limite de carga de trabalho (LCT) e carga mínima de ruptura (CMR);
- Reconhecimento da capacidade de carga;
- Identificação e informações obrigatórias;
- Instruções obrigatórias para uso e manutenção dos equipamentos;
- Fator de uso (FU) – Carga de trabalho em cada forma de utilização;
- Influência dos ângulos de inclinação na capacidade de carga;
- Formas de utilização habituais;
- Eslingas de 01 à 04 pernas;
- Luvas de Proteção para cantos vivos;
Os treinamentos possuem certificado?
Qual a duração dos treinamentos?
Ao participar dos treinamentos, o profissional poderá aplicar todo o conhecimento adquirido na prática em seu dia a dia e melhorar os indicadores de qualidade e segurança com a redução do número de avarias e possíveis acidentes.
Confira nosso catálogo de lingas de cabo de aço.
Içamento de contentores offshore e cargas em geral
Download catálogo
"(Necessário)" indica campos obrigatórios
Outros serviços na criação de projetos para a cadeia logística
Treinamentos e cursos, consultoria técnica, inspeção, lubrificação e ensaios não destrutivos